Registramos aqui trechos de algumas das
muitas críticas publicadas acerca do SOBREVENTO.
Naturalmente, só selecionamos elogios.

Luciana Sandroni - O Globo “A técnica do Grupo é tamanha que as marionetes chegam a respirar. Cada movimento é perfeito, delicado e exato, como poucas vezes se vê em marionetes”. Lionel Fischer - Tribuna da Imprensa “O espetáculo do Sobrevento é de altíssimo nível. Os bonecos, extremamente expressivos, são manipulados com tal perícia que muitas vezes temos a sensação de que foram brindados com uma súbita humanidade”. Yolanda Montesinos - La Tercera - Chile “O Sobrevento demonstra um claro sentido de maestria avançada, o que pressupõe não só bonecos muito especiais, como também um tipo de artista capaz de manipulá-los com total habilidade e, além disso, de atuar dando vida a todos os personagens com alto nível profissional e convincentemente”. Susan Conley - WOW! - What´s on Where - Irlanda “Os bonecos salvaram o meu Festival. Acreditem-me, era a última coisa que eu teria esperado. (...)Houve muita variedade este ano, houve grandes nomes, houve maravilhosas casas cheias, mas se não fosse pelo Grupo Sobrevento e pelo Théâtre Granit, teria havido uma sensação de pouco envolvimento emocional, prazer e inspiração que são preciosos”. Pedro Labra Herrera - El Mercurio - Chile “Desde a sua estréia aqui em 1996 com a notável Mozart Moments, o grupo brasileiro Sobrevento mostra enormes avanços técnicos e estéticos. Está hoje na maturidade da sua particular linguagem, que funde bonecos e atores num todo expressivo e orgânico”. Patricia Espinosa - Ámbito Financiero- Argentina “O Grupo Sobrevento se especializou no teatro de bonecos e de manipulação de objetos, conseguindo uma notável sofisticação nesse ramo”. Dib Carneiro Neto - O Estado de S. Paulo “Sobrevento brilha em monólogo para Calder: sozinha no palco, Sandra Vargas, também autora do texto, compõe uma atraente sinfonia cênica de delicadeza, própria para agradar a pais e filhos. Além da competência técnica de bonequeira, manipulando móbiles, bonecos e outros objetos com uma presteza de mestre, Sandra desdobra-se em mil e um outros talentos no palco, marcando sua interpretação como uma das melhores já vistas nos últimos tempos no teatro infantil”. Lúcia Cerrone - Jornal do Brasil “Luiz André Cherubini dirige um espetáculo marcado nos mínimos detalhes, como se a história seguisse um compasso musical, com pausa e ação em perfeita sincronia. E como o Sobrevento é teatro de bonecos, não está só em cena o virtuosismo da contadora, mas a presença marcante da manipuladora, muito íntima com seus títeres”. Alberto Gúzik - Jornal da Tarde “Beckett é um espetáculo feliz pelo acerto da obra, pela qualidade dos atores-manipuladores, pela seriedade despretensiosa com que os originais foram tratados. A montagem envolve a platéia e comunica-se plenamente. Passa ao público as idéias soturnas do dramaturgo e brinca delicadamente com elas. Nesta temporada de muitos risos e poucas ambições, é um modelo de bom teatro, certeiro e eficiente”. Armindo Blanco - O Dia “Pelo rigor e precisão, Beckett é um espetáculo da mais alta qualidade. Pena que não se possa pedir bis, como na ópera”. Edilamar Galvão - Folha de S.Paulo “Chama a atenção a excelente manipulação de bonecos e o humor refinado e inteligente, além do cenário e da iluminação, que produzem belos efeitos”. Lúcia Cerrone - Jornal do Brasil “Cadê o meu Herói? é um desses espetáculos de rara beleza, em que seus criadores não tiveram medo de ousar: no tema, nos recursos visuais que fogem do artesanato pobre e na mistura de profissionais tão diferentes para um espetáculo de pura unidade. Imperdível”. Mânya Millen - Jornal O Globo “Cadê o meu Herói? Equilíbrio perfeito entre a destreza técnica e o humor. Ágil e divertida do início ao fim, a peça marca a volta triunfal do grupo ao Rio”. Lúcia Cerrone - Jornal do Brasil “A grande sensação do Festival de Curitiba foi, sem dúvida nenhuma o Sobrevento, com Cadê o Meu Herói? e O Anjo e a Princesa”. Dib Carneiro Neto - O Estado de São Paulo “Mozart Moments é um dos espetáculos de bonecos mais criativos dos últimos tempos”. Pedro Autran Ribeiro - O Estado de São Paulo “Complicado? Mozart para crianças? Música clássica e vida trágica combinam com sorrisos infantis? Nada complicado. Quando feito com inteligência, o teatro conta histórias que as crianças entendem e apreciam, mesmo que tenham momentos tristes. E é isso o que o Sobrevento consegue. Em Mozart Moments tudo se encaixa muito bem para a realização de um espetáculo criativo, diferente e de muito bom nível”. Macksen Luiz - Jornal do Brasil “O espetáculo O Theatro de Brinquedo é um delicioso anacronismo. É uma delicada e despretensiosa forma de retomar uma arte tão distante da tecnologia e da pressa com que se depara o espectador contemporâneo”. Bárbara Heliodora - O Globo “É preciso deixar assinalada a excepcional qualidade do trabalho do Grupo Sobrevento na montagem dos Atos sem Palavras, de Samuel Beckett, com um único boneco, sem rosto ou detalhes, atingindo inesperados níveis de expressividade. Um trabalho memorável”. Lionel Fischer - Tribuna da Imprensa “Feito de delicadeza e poesia, o espetáculo O Theatro de Brinquedo é uma pequena jóia que, mais do que destinada ao olhar, encontra abrigo no coração da platéia”. Alberto Gúzik - Jornal da Tarde “(...) E os integrantes do Sobrevento saem-se muitíssimo bem da empreitada. Criam um clima de jogo, envolvem o público e tornam O Theatro de Brinquedo uma das preciosidades da temporada. É um espetáculo obrigatório”. Débora Ghivelder - Veja Rio “Pela destreza com os bonecos, pelo jogo com a platéia, pelo delicioso convite a um estado de sonho, O Theatro de Brinquedo merece ter casa lotada. Por gente que preze a diversão bem cuidada e bela”. Maria Lúcia Candeias - Gazeta Mercantil “Ubu!, do Grupo Sobrevento, vem de grande e merecido sucesso no Rio. É agradável de ver, por sua criatividade, pelo excelente visual e pela pesquisa de linguagem”. Edgar Olímpio de Souza - Diário Popular “Assistir a Mozart Moments é uma grata surpresa. Há um rigor e uma precisão na manipulação que conferem impressionante realismo aos bonecos. Nas mãos do Sobrevento, até a morte do protagonista, de forte impacto, adquire tons poéticos e delicados. Mozart Moments é dos raros espetáculos que neutralizam as diferenças etárias entre os espectadores”.