Beckett
O que é mais interessante em cena? Um homem carregando um cubo ou um boneco realizando a mesma ação? Com esta montagem, o SOBREVENTO mostra uma visão muito particular, da obra de Samuel Beckett. Ousado, mas de modo algum inconseqüente, o Grupo reforça o lado o plástico, visual, das peças de Beckett e joga com a tragicidade que brota do próprio humor dos textos encenados.
Com o uso de bonecos em cena (Beckett jamais escreveu para o Teatro de Bonecos), o SOBREVENTO termina por abrir possibilidades de leitura das obras do dramaturgo irlandês, sem restringi-las. Isto porque um boneco é mais que um boneco. E mais que um homem. É um símbolo da humanidade, do gênero humano.
BECKETT é um espetáculo em três quadros, composto das peças Ato Sem Palavras (1956), Ato Sem Palavras II (1959) e Improviso de Ohio (1981). Neste espetáculo Improviso de Ohio teve sua estréia nacional em 1992, no Teatro da Aliança Francesa de Botafogo, no Rio de Janeiro.
BECKETT participou do Festival BECKETT TIME, organizado pelo Theatre Cryptic e exclusivamente dedicado à obra de Beckett, na cidade de Glasgow (Escócia) em 2000. No mesmo ano, participou do DUBLIN FRINGE FESTIVAL, na Irlanda, e do FESTIVAL DE OTOÑO DE MADRID, na Espanha, dois dos maiores Festivais de Artes do mundo. O espetáculo teve lotação esgotada em todas as apresentações que realizou nestas três cidades. Também em 2000, fez uma pequena turnê pelas cidades espanholas de León, Valladolid e Cazorla. Em 2001, apresentou-se no Festival Iberoamericano de Teatro, no Teatro Cervantes, na Argentina e, em 2002, no Festival Teatro a Mil, em Santiago do Chile. No Brasil, cumpriu temporadas no Rio de Janeiro e em São Paulo e participou dos Festivais de Teatro de Curitiba, Porto Alegre e Olinda, além de apresentar-se em muitas outras cidades.