Bonecos Aqui!
BONECOS AQUI! é o nome tanto de um espetáculo quanto de uma exposição que buscam revelar a diversidade do Teatro de Animação, através da história do SOBREVENTO, um dos Grupos estáveis de Teatro mais importantes do país, reconhecido, internacionalmente, como um dos maiores especialistas brasileiros em Teatro de Bonecos e de Animação. O evento tem como objetivo difundir o Teatro de Animação, ajudando a quebrar preconceitos e a divulgar uma imagem mais verdadeira desta Arte. O SOBREVENTO pretende apresentar, a partir de suas experiências, a diversidade e a riqueza de uma linguagem teatral que mistura o tradicional e o moderno, o popular e o erudito, que funde linguagens e que ganha cada vez mais espaços nos diferentes meios de comunicação.
O ESPETÁCULO
Através de pequenas cenas, o SOBREVENTO mostra como, ao longo de dezoito anos de trabalho, vem buscando, no Teatro de Bonecos, apenas aquilo que é Teatro e, na longa tradição do Teatro de Bonecos, apenas aquilo que fala do hoje ao público de hoje. No espetáculo BONECOS AQUI!, o Grupo revela como o Teatro de Bonecos pode ser feito até mesmo sem bonecos, a partir de uma simples folha de jornal, e como pode transformar um exercício de manipulação em um espetáculo teatral. Traz à cena também o tipo de boneco mais conhecido do público brasileiro, o fantoche, representado na tradição nordestina do Mamulengo. Após a apresentação, o SOBREVENTO abre debate com o público interessado.
A EXPOSIÇÃO
Composta de quatro módulos, semelhantes a estantes, a exposição reúne fotos, bonecos e modelos que podem ser experimentados pelo público. Diferentes técnicas de manipulação são apresentadas por meio de modelos que os visitantes podem experimentar e de imagens de espetáculos onde o SOBREVENTO as utilizou. Os painéis ajudam o visitante a compreender o trabalho de pesquisa de uma companhia que se dedica ao estudo de diferentes técnicas de manipulação e de suas possibilidades expressivas, ao mesmo tempo em que lhe revela a variedade de formas que o Teatro de Animação pode assumir.