PRA LÁ DE TEERÃ
PRA LÁ DE TEERÃ: ONDE O TEATRO DE BONECOS POPULAR DA PÉRSIA E DO BRASIL SE ENCONTRAM
Criado para ser apresentado em espaços abertos, para todo o público, PRA LÁ DE TEERÃ mistura elementos do Mamulengo – Teatro de Bonecos Popular do Brasil - e do Teatro de varão português (revivido em Évora) aos do Kheimeh Shab Bazi, forma tradicional e popular de Teatro de Bonecos persa. Seguindo ambas as tradições, a música é executada ao vivo e a apresentação é coordenada por um mestre de cerimônias, que apresenta os bonecos e promove a relação deles com o público.
Com classificação livre, este espetáculo do Sobrevento nasce de uma pesquisa sobre a Cultura Persa e os pontos de intersecção dela com a nossa própria Cultura. Mobarak é o personagem principal da peça. O seu nome vem do árabe Mubarak, e significa abençoado ou bendito (em latim, Benedictus). Curiosamente, Benedito é o nome do personagem principal de muitos brinquedos populares de bonecos no Nordeste do país. Ambos são negros e pobres, empregados ou servos e é com eles que nos identificamos. É o nosso herói, mesmo com todas as suas vicissitudes.
No Teatro de Bonecos iraniano tradicional, o Mobarak costuma valer-se da ‘lingueta”, pequeno apito artesanal que produz um som agudo e característico, colocado pelo manipulador dentro da boca. Tal recurso, frequente no teatro de fantoches europeu e mesmo asiático, foi abandonado no Brasil, apesar de ser encontrado em números de ambulantes em feiras e praças, celebrizado pelo número “o saco de gatos”.
Tanto no Kheimeh-shab-bazi como no Mamulengo, encontramos a figura do narrador, posicionado à vista do público, fora do palco dos bonecos. Os bonecos dialogam com ele e até lhe devem (ou lhe deveriam) respeito e uma certa obediência. Mas os bonecos são – e sempre serão – os guardiões da liberdade! Em um tempo de muito pragmatismo, economicismo e dureza, em que à Cultura são negados a merecida importância e o devido valor, o Sobrevento traz a Pérsia ao Brasil, para discutir – com muita leveza e bom humor - o papel do artista na sociedade e o lugar do Teatro no mundo.