O QUE ESTÁ PARA ACONTECER
BONECOS E HISTÓRIA COM O GRUPO MÃO NA LUVA
De 28 de janeiro a 5 de fevereiro de 2023, o Grupo Mão na Luva apresenta o seu repertório, com ENTRADA FRANCA, no Espaço Sobrevento, que fica na Rua Coronel Albino Bairão, 42 - Metrô Bresser-Mooca. Serão seis espetáculos diferentes que contemplarão bebês, crianças e adultos, além de uma oficina de construção de fantoches de luva (as inscrições para a oficina podem ser feitas pelo e-mail grupomaonaluva@gmail.com). Confira a programação na seção 'agenda'. O projeto Bonecos e História é realizado pela 19ª edição do VAI – Programa para a Valorização de Iniciativas Culturais da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.
28 de janeiro de 2023, sábado, às 20h: AMÉRICA
Baseado no romance de Franz Kafka, três artistas circenses contam, por meio da utilização de técnicas variadas de manipulação de bonecos, a história de um jovem europeu que é mandado para a América – um lugar não tão acolhedor como aparenta. América aborda temas contemporâneos e faz o público refletir sobre a humanidade presa a um mundo onde as relações de poder são mais importantes do que as relações sentimentais ou éticas. O espetáculo aponta uma esperança do encontro com um lugar onde todos são aceitos, independente de idade ou profissão que exerçam. Este lugar, segundo Kafka, é o Teatro Oklahoma, onde não há diferenciação de classe social e onde nosso protagonista termina sua trajetória. A direção é de Sandra Vargas. Duração: 70 minutos. Elenco: Giuliana Pellegrini, J.E.Tico, Cristiana Fabrício, Daiane Dauzcuk, Luciano Botosso.
29 de janeiro de 2023, domingo, às 15h: A PRINCESA AFRICANA E A COBRA LEÃO
O espetáculo é resultado da fusão e adaptação de dois contos populares: “As duas irmãs” de Mitsuko Kawai e “Binidito e a cobra”, de domínio público. As técnicas utilizadas são fantoches de luva, bonecos de vara e bonecos gigantes baseados na estética africana. O espetáculo também possui sonoplastia ao vivo e uma trilha especialmente elaborada. Em um país africano, a princesa Violeta tem um grande dilema a resolver: seu pai, o rei Bantu, foi engolido por um monstro gigante da floresta. Ela precisa decidir como salvar seu pai. A princesa convoca, então, os homens mais corajosos de todo o mundo para esta empreitada. Será que ela vai conseguir ou também será devorada pelo enorme animal? Duração: 45 minutos. Elenco: Giuliana Pellegrini, J.E.Tico, Daiane Dauzcuk e Mizael Alves.
29 de janeiro de 2023, domingo, às 20h: SAMBA DE UM BONECO SÓ
Neste espetáculo, o manipulador e bonequeiro, inspirado nas técnicas de bonecos tradicionais, reaviva a forma de manipulação ventríloqua. Inspirado em sambistas como Clementina de Jesus, Cartola, Adoniran Barbosa, Jackson do Pandeiro e outros, o espetáculo conta a história de um músico anônimo, o Valdemar. Ele é um artista popular e para ele tudo é pretexto para encaixar uma cantoria durante a conversa. O espetáculo conta com música ao vivo. Duração: 45 minutos. Elenco: J.E.Tico, Luciano Botosso.
4 de fevereiro de 2023, sábado, às 15h: AMOR ENTRE PENAS
Adaptação de O Avarento, de Moliére, e Califa na Rua do Sabão, de Arthur Azevedo, com direção do Grupo Sobrevento. Sr. Mirola, homem muito avarento, quer casar sua filha Aninha com um pretendente rico, mas ela apaixona-se pelo tratador de galinhas da fazenda. Cego pela ganância, seu pai acaba caindo num golpe arquitetado pela empregada da fazenda e seus comparsas. A técnica utilizada é a de fantoches de luva e a inesperada troca de cenário surpreende o público com sua delicadeza. Duração: 45 minutos. Elenco: Giuliana Pellegrini, Agnaldo Souza, J.E.Tico e Luciano Botosso.
5 de fevereiro de 2023, domingo, às 11h: A BENZEDURA DA CAIPORA
Neste espetáculo recriamos histórias tipicamente brasileiras, contadas de forma divertida, por meio da linguagem do mamulengo popular, fazendo com que o público participe das cenas. O espetáculo foi livremente inspirado na estética e nas histórias populares de mamulengos e do personagem Pedro Malasartes. São contadas várias histórias do imaginário popular, como A Benzedura da Caipora, Pedro Malasartes e o passarinho, Binidito e a Cobra, Olha a Lei Maria da Penha, entre outras. A música é realizada ao vivo. Duração: 45 minutos. Elenco: Giuliana Pellegrini, J.E.Tico, Daiane Dauzcuk e Ricardo Dutra.
5 de fevereiro de 2023, domingo, às 15h: SER VOCÊ E AINDA SER EU (para bebês)
Criado a partir da experiência da maternidade, da observação e das relações com os bebês, a encenação delicada e sensível dá-se através de um cenário simples, onde acontecem cenas carregadas de poesia. O espetáculo conta a história do surgimento da vida, desde o útero até o desvínculo materno. Três atrizes encenam de forma poética a trajetória do nascer, crescer e tornar-se outro. A música ao vivo, bem como a Lira circense pendurada no espaço cênico, confere ao espetáculo momentos de extrema beleza. Após a apresentação, o público é convidado a adentrar o palco e realiza uma exploração sensorial com os elementos cênicos. Duração: 30 minutos. Elenco: Giuliana Pellegrini, J.E.Tico, Daiane Dauzcuk, Cristiana Fabrício. Preparação Corporal: Marília Savarego (in memorian). Para bebês a partir de 06 meses até 3 anos de idade.