NOITE NO INTERIOR DE SP

O espetáculo NOITE será apresentado em cinco cidades paulistas, a partir de abril. Além de apresentações, o SOBREVENTO promoverá oficinas de Teatro de Objetos, direcionadas a artistas, a partir das quais o grupo pretende descobrir histórias de moradores dos arredores dos Teatros que receberão o projeto e reunir objetos que documentem essas memórias, expondo-os em Museus-Teatro da Vizinhança. O projeto é realizado pelo Programa de Ação Cultural, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

As apresentações do espetáculo NOITE serão seguidas de debates sobre o resultado do Museu na cidade, o potencial expressivo do Teatro de Objetos – foco de sua pesquisa nos últimos dez anos –, o modo de produção e os processos criativos da companhia, fundada há 33 aos e reconhecida internacionalmente como um dos maiores especialistas na linguagem. As atividades serão realizadas com entrada franca.

NOITE apresenta uma coleção de histórias rememoradas por um cego, na escuridão onde vive. Para compor o espetáculo, o Sobrevento conversou com dezenas de vizinhos acerca dos objetos que guardam e de que nunca se desfariam. Em um processo aberto, - fundamentado na pesquisa, na descoberta, na escuta, no inesperado, - depoimentos pessoais, histórias do bairro e dos arredores do Sobrevento, guardados em caixas, compõem o espetáculo, ao revelar o teatro que escondem e contam as lembranças de alguém que "já não vendo a luz que há, apega-se à luz que havia", memórias que lhe dão esperança e alegria, fantasmas que o assombram na escuridão e que evocam o seu medo da morte, a dor das suas perdas, as suas fragilidades e a sua saudade.