Cadê o meu Herói?
CADÊ O MEU HERÓI? estreou no dia 31 de outubro de 1998, na cidade de São Paulo, mantendo platéias lotadas em praticamente todas as apresentações durante mais de seis meses de temporada. O espetáculo esteve em cartaz no Centro Cultural São Paulo, no Teatro Cacilda Becker e no SESC Ipiranga - na cidade de São Paulo - e no Teatro Gláucio Gill - no Rio de Janeiro. Entre novembro e dezembro de 1999, por um mês, CADÊ O MEU HERÓI? participou de uma série de Festivais em diversas cidades da Espanha. O espetáculo ganhou o PRÊMIO MAMBEMBE da Funarte / Ministério da Cultura de 1998, na Categoria Especial, pela manipulação dos bonecos.
Primeira peça montada no Brasil com a técnica de fantoches chineses, CADÊ O MEU HERÓI? é fruto de um intercâmbio entre bonequeiros de três países diferentes: China, Argentina e Brasil. Para desenvolver o espetáculo, o SOBREVENTO trouxe ao Brasil o marionetista chinês YANG FENG - quinta geração da família Yang de bonequeiros de luva - e HORACIO TIGNANELLI - dramaturgo e bonequeiro argentino. CADÊ O MEU HERÓI?, para sua criação, contou com o patrocínio da PANAMCO/SPAL, através do PROJETO COCA-COLA DE TEATRO JOVEM.
O TEXTO
CADÊ O MEU HERÓI? é uma releitura dos antigos romances de cavalaria, da tradicional história da donzela que, aprisionada na torre do castelo por um barão malvado com quem não quer casar-se, espera a vinda de um herói que a salvará. A peça apresenta uma série de reviravoltas naquilo que deveria ser o decorrer natural da história e termina por revelar que, na vida real, não existem heróis ou soluções milagrosas e que o diálogo é mesmo a melhor solução para todos os problemas. CADÊ O MEU HERÓI? é um texto que nasceu para ser representado por fantoches e que não pode ser montado senão por bonequeiros.
INTERCÂMBIO INTERNACIONAL
Mais que um simples espetáculo de bonecos, CADÊ O MEU HERÓI? é uma rara idéia de aperfeiçoamento desenvolvida por um Grupo Teatral. O SOBREVENTO promoveu um intercâmbio internacional entre bonequeiros de diferentes origens e formações, juntando-os em um trabalho original. Graças a isto, o público de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte puderam assistir aos espetáculos do mestre chinês YANG FENG, quinta geração da família YANG de marionetistas de luva chinesa. Bonequeiros de cinco estados diferentes, e até mesmo da Argentina, puderam participar de uma Oficina e artistas de Belo Horizonte puderam assistir a uma palestra de YANG FENG. Além disto, o SOBREVENTO pôde aprender mais a fundo a técnica de manipulação de YANG FENG em um treinamento diário durante um mês. YANG FENG é representante de uma técnica de Teatro de Bonecos única no mundo - misto de manipulação de bonecos e malabarismo - e é o responsável pela Direção de Manipulação do espetáculo.
HORACIO TIGNANELLI, autor do texto, desenvolveu um trabalho de dramaturgia acompanhada junto ao SOBREVENTO. No Brasil, TIGNANELLI acompanhou os ensaios da peça e modificou seu texto original, adaptando-o à concepção da encenação, à proposta visual do espetáculo e aos recursos expressivos da técnica de manipulação escolhida. HORACIO TIGNANELLI é um dos grandes nomes do Teatro de Bonecos da Argentina, na atualidade. Horacio é, ao mesmo tempo, marionetista e astrônomo e um autor muitas vezes premiado, tanto por suas peças quanto por seus livros científicos. Professor da Faculdade de Astronomia da Universidade de La Plata, dedica-se não só a seu trabalho de pesquisa e ensino universitário, como também à difusão da Astronomia entre o público infantil e jovem, tendo dedicado a isto pelo menos cinco de seus livros. Como marionetista-astrônomo, desenvolveu espetáculos didáticos que receberam diversos Prêmios e que representaram a Argentina em Festivais na Austrália, Estados Unidos, Espanha, Itália e Brasil.
O último bonequeiro a integrar-se ao Projeto foi o MESTRE SAÚBA, mamulengueiro pernambucano. MESTRE SAÚBA é considerado por Fernando Augusto (Pesquisador do Teatro Popular nordestino, diretor do Grupo Mamulengo Só-Riso e criador do Museu do Mamulengo, em Olinda) o maior escultor vivo de mamulengos. Longe de sua terra natal e de seu público, por força do descaso com o Teatro Popular, MESTRE SAÚBA trocou o ofício de mamulengueiro pelo de artesão. Convidando-o para fazer a escultura dos bonecos do espetáculo, o SOBREVENTO pôde aprender um pouco acerca da escultura em madeira e procura reatar um bonequeiro a seu ofício original.
NO BRASIL E NA ESPANHA
Apesar do grande tamanho de seu cenário, CADÊ O MEU HERÓI pôde apresentar-se em Fortaleza, Recife, Aracaju, Salvador, São Luís, Teresina, Nova Iguaçu, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Campo Grande, Brasília, Curitiba, Joinville, Porto Alegre, Belém, Boa Vista, Macapá, em muitas cidades dos estados de São Paulo e do Rio Grande do Sul, além de diversas cidades espanholas.