Ubu!
UBU! é uma adaptação da peça Ubu Rei, de Alfred Jarry, feita pelo GRUPO SOBREVENTO, em comemoração aos 100 anos da peça de Alfred Jarry e aos 10 anos do próprio Grupo. Na montagem, o SOBREVENTO explora o conceito de supermarionete, formulado por Edward Gordon Craig, fazendo com que os limites entre o que é Teatro de Bonecos e o que é Teatro de Atores se embaralhem.
A peça foi cortada e dela foram aproveitadas as cenas mais fortes. Todas as cenas de passagem foram suprimidas e, com isto, a montagem ganha um ritmo forte e uma velocidade alucinante. Mais do que isto, o SOBREVENTO chegou mesmo a criar cenas novas, situações diferentes a serem vividas pelo Pai Ubu, o personagem principal da peça, que ganhou, pelas mãos do próprio Jarry, uma vida que foi além do texto que lhe deu origem.
A música é o rock pesado tocado por uma banda heavy-metal ao vivo e todo o humor do texto ganha um ar deformado e cáustico, através de uma encenação que acentua a violência, a brutalidade e a visceralidade dos personagens de Alfred Jarry. Como cenário, uma espécie de quadro de Joan Miró, pelas mãos do cenógrafo Hélio Eichbauer.
UBU! estreou em dezembro de 1996 no Teatro Sérgio Porto, no Rio de Janeiro e fez temporada no Teatro do SESC Anchieta, em São Paulo.